Elementos essenciais para uma relação saudável
- psidjenanecunha
- 14 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Relacionamentos são complexos! Concorda comigo?
Cada um com suas especificidades e com reflexos das personalidades das pessoas que o compõe. Por isso, não existe receita no mundo que atenda a todas as relações.
Mas, mesmo que não exista uma receita, nós podemos sim perceber ingredientes que ajudam a relação a se tornar um lugar agradável para os envolvidos.

Relacionamento é crescimento
Nossas relações tem grande contribuição para o nosso desenvolvimento. mas existem aquelas que dificultam esse processo. Crescimento pessoal. profissional, espiritual...seja em qual área for, uma relação saudável é meio para o aprendizado e crescimento. Se você parar para pensar agora sobre o seu relacionamento, você consegue enxergar o quanto ele te facilitou o caminho para o crescimento?
Relacionamento é diálogo
Diálogo, abertura para se expressar com transparência e sinceridade sobre aquilo que pensa e sente. A comunicação é o que permite sermos compreendidas, mas também compreender o outro. Quando se tem a compreensão da importância do diálogo, se abre mão da ideia de que o outro precisa adivinhar o que se passa conosco. Aqui o óbvio precisa ser dito sim!
Relacionamento é equilíbrio
Relacionamento também é sobre entrega, sobre responsabilidade, mas elas devem ser compartilhadas. Relacionar-se pede disposição, compreensão e comprometimento de forma mútua. Relacionamento é sobre compartilhar a vida, que requer disposição e entrega para a construção e manutenção desse vínculo, e que ambas as partes estejam envolvidas, numa igualdade de oportunidades de bem-estar e crescimento. Relacionamento nos demanda energia, mas essa doação deve ser feita de maneira equilibrada, para que uma parte não se sobrecarregue suprindo a parte do outro.
Relacionamento é acordo
Relacionamento é um negócio (com amor), precisa existir acordo, pode ser até para acordar que não tem acordo, mas é importante alinhar expectativas, desejos, sonhos... Os acordos não precisam ser fixos e imutáveis, naturalmente os eles vão mudando a partir do movimento de crescimento e amadurecimento da própria relação e dos indivíduos que a compõe e deve ser confortável para ambas as partes. É importante que o "contrato" seja estabelecido sempre com honestidade e transparência.
Relacionamento é liberdade
É liberdade principalmente de ser quem se é. Uma relação saudável permite que você seja você, sem que o afeto seja condicional, sem que um precise se moldar ao outro só para o agradar (aqui não estou falando de um agrado de forma intencional, mas sim de estar sempre vestindo uma personagem e abrindo mão das próprias necessidades). É liberdade também para exercer sua individualidade, onde ela deve ser respeitada e nutrida. Apesar do que já ouvimos sobre relacionamento: DOIS NÃO SE TRANSFORMAM NUM SÓ. Relação saudável tem espaço para cada um exercer a sua autonomia.
Cada relação é única e requer reavaliação e ajustes constante, porém o mais importante é que suas relações possam ser geradoras de crescimento, te traga um sentimento de conforto e que te permita ser quem você é, por inteira, sem se diminuir ou se expandir demais para caber!
Depois desses "ingredientes" explanados no texto, como você avalia a sua relação atual?