top of page

Explorando os Cuidados com a Saúde Mental: entenda, identifique e cuide!

  • Foto do escritor: psidjenanecunha
    psidjenanecunha
  • 1 de mar. de 2024
  • 4 min de leitura

Atualizado: 2 de mar. de 2024



O que é Saúde Mental?

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a Saúde mental “é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade”. Sendo assim, a saúde mental implica muito mais do que a ausência de doenças mentais.


Nossa mente não é desconectada do nosso corpo; ou seja, o nosso corpo sente e reage quando percebe que não estamos bem emocionalmente. No entanto, muitas vezes ignoramos esses sinais, o que nos impede de olhar com clareza para o que estamos passando e de fazer as mudanças necessárias. Nossa saúde é integrada; portanto, quando negligenciamos o cuidado das nossas emoções, os sinais surgem no nosso corpo.


Um ponto importante: para haver saúde mental, nossas necessidades básicas precisam estar garantidas, assim como a redução das desigualdades e implementações de políticas públicas. De acordo com a OMS, cerca de 10% da população mundial sofre com algum transtorno mental, e o Brasil lidera o ranking de depressão e ansiedade na América Latina. Uma das causas que faz o país ser líder em incidências de transtornos mentais são as condições sociais, como a instabilidade financeira, os subempregos, a fome, o endividamento da população, a baixa escolaridade, má qualidade dos serviços públicos, entre outros.


Como identificar que a minha Saúde Mental não está tão bem?

Existem mais manifestações de problemas na Saúde Mental do que eu poderia trazer nesse texto. Portanto, vou me ater a apenas alguns sinais que considero importantes. Entender o que se passa no seu corpo e com as suas emoções é fundamental para você compreender e identificar como anda a saúde da sua mente. Aprender mais sobre suas emoções pode ajudar a identificar mais rápido quando algo não vai bem. Vamos lá para alguns indicativos:


  • Sono desregulado: Nem toda noite mal dormida ou de insônia é indicativo de problema na saúde mental, mas atente-se à constância dessa dificuldade, o quão prejudicial ela está se tornando e o que tem levado você a dormir mal, pois pode indicar que seu nível de ansiedade está elevado. Observe o que está impedindo o seu corpo de descansar.

  • Aflição/estresse constante: O esgotamento mental pode resultar em quadros de estresse. É importante identificar se existe um sentimento de tensão constante com situações normais do dia a dia e o quanto isso tem te afetado, inclusive os sinais físicos como tensão nos ombros, por exemplo.

  • Falta de motivação/apatia: Se você percebe que não tem vontade de fazer nada, inclusive as coisas que te deixavam felizes, ou que só tem vontade de ficar deitada na cama e que nada mais parece ter graça, não consegue encontrar motivação para as atividades do dia a dia e vive no “piloto automático”, fique atenta.

  • Isolamento ou maior dificuldade com interações sociais: Tirar um tempo sozinha para organizar a mente ou recarregar a bateria é bastante benéfico, mas perceba se você tem se isolado e evitado as interações sociais e afetivas com muita frequência que o normal. A socialização e as relações humanas trazem efeitos positivos para a nossa saúde mental, e se privar dessas interações saudáveis pode ser um sinal de alerta.

  • Oscilações de humor: Como seres complexos que somos, é comum que tenhamos variações de sentimentos e emoções, mas é preciso atenção quando essas oscilações são extremadas e as manifestações ficam exacerbadas sem que as situações justifiquem, pois isso pode indicar que algo não está fluindo bem.

  • Pensamentos negativos constantes: É um sinal de alerta também se você está frequentemente pensando em coisas ruins e com a sensação de que algo ruim vai acontecer a qualquer momento, mesmo quando a realidade não justifica tais pensamentos e sentimentos.

  • Algumas outras questões: Falta ou excesso de apetite, irritabilidade e crises de choro sem causa aparente, crises de ansiedade constantes, dificuldade de tomar decisões, dificuldade de concentração, enjoos ou dores de barriga constantes, etc.


Como disse no início desse tópico, existem diversos outros sinais que não caberiam no texto, portanto, fique atenta(o) aos sinais do seu corpo que indicam que algo não está bem.


E como cultivar uma Saúde Mental saudável?

Como já sabemos, a Saúde Mental é muito mais do que a ausência de doenças mentais, por isso o cuidado com ela vai além da terapia e de um tratamento medicamentoso. Ela envolve diversas áreas da nossa vida.


A psicoterapia é sim uma ótima ferramenta para lidar com as questões mentais e emocionais. A partir dela, você aumenta o seu repertório de autoconhecimento, aprende a reconhecer e lidar com as emoções, aprende a melhor perceber os sinais do seu corpo, aprende novas maneiras de lidar com os conflitos.


Mas existem também outros meios de cuidado complementar, como o autocuidado. Quando cuidamos de nós, estamos cuidando também das nossas relações, e diferente da ideia que algumas pessoas fazem de que autocuidado é ser egoísta, na verdade é cuidar do seu bem-estar, se nutrir com aquilo que te faz bem para que você esteja bem também para os que te cercam.


Estar com pessoas que te fazem bem é um ótimo recurso para a saúde mental. As relações são bastante poderosas e tanto podem nos adoecer quanto nos curar. Portanto, cerque-se de pessoas que te tragam felicidade.


Ter um tempo só para você também é importante nesse processo, assim se cria espaço para se ouvir melhor e entender aquilo que faz ou não sentido e avaliar o que está te fazendo bem ou não.


Cultivar momentos de lazer também é um ótimo recurso para cuidar da Saúde Mental. Nós ficamos tão preocupadas em produzir o tempo todo e tão absortas nas mídias sociais que muitas vezes deixamos de lado momentos de lazer por entender que nos falta tempo. Então, procure um espaço onde você pode fazer aquilo que te diverte e que te faz feliz.


A saúde física é muito importante nesse processo, afinal já sabemos que somos seres integrados. Mexa o seu corpo, encontre uma atividade física que te dá prazer ou escolha uma que você tenha menos possibilidade de abandonar. Equilibrar uma boa alimentação e nutrir o seu corpo também é importante, busque sempre avaliar como estão suas vitaminas.



E lembre-se: não é fácil lidar com algumas questões da vida e tudo bem se você não está conseguindo fazer isso sozinha. Por isso, busque alguém especializado para te ajudar no caminho de uma Saúde Mental. Caso se interesse, clique aqui e entenda melhor como funciona a consulta psicológica.


bottom of page